O Investigador de Sótãos - Capítulo 1


Para os meus amigos
que, às vezes, mesmo longe
estão bem perto.




*

1

EANES

o garoto-problema



Eanes era um garoto mimado e sem imaginação. Tinha manias esquisitas, como admirar sótãos de casas de estranhos ou tentar descobrir por que as folhas das árvores só caíam no outono. Mesmo sabendo que as folhas caem para as plantas se protegerem do frio do inverno, a teimosia de Eanes o fazia tentar descobrir outras respostas. 

Seus pais, Vivian e Luís, tentavam de tudo para que ele estudasse mais. Queriam que ele se tornasse alguém melhor do que eles eram então. Mas Eanes, o menino metido de nove anos, não estava muito ligado às regras. Estava mais preocupado em satisfazer as próprias vontades.

O psicólogo do garoto disse a Luís que era uma fase. Porém, para Luís, essa fase estava demorando um tanto a passar.

Luís ainda tinha esperanças de que Eanes se corrigisse e estava preparando uma grande surpresa de aniversário para ele: daria uma bicicleta nova, mas iria impor algumas regras para que o seu uso fosse mais responsável.

Eanes não era alto nem baixo. Seu tamanho era normal para uma criança de nove anos. Mas era bem magro. Muitos meninos da rua lhe davam apelidos por causa disso. Eanes ficava muito nervoso com certos tipos de provocação. 

Seus cabelos castanhos lhe davam um ar angelical, e seus olhos verdes eram repletos de emoção — quando não estava com raiva. Sua voz era meiga, mas, por ser um tanto grossa para a sua idade, podia ser assustadora de vez em quando.

Este era Eanes: um garoto numa vizinhança normal, num mundo normal. 

Mas algo irá levá-lo a um mundo completamente novo, que o fará despertar para uma vida nova, na qual poderá fazer de tudo, desde escalar uma montanha até enfrentar ciclopes. Será livre. Os sótãos poderão ser deixados para trás, as folhas que caem no outono ficarão esquecidas, e Eanes, o garoto-problema, contará sua história.



Leia o livro completo aqui!

Selecionado para o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE 2011)


***

© 2009 by Emerson
Nenhuma parte desta obra pode ser reproduzida
em qualquer meio sem a autorização do autor.

Comentários